Casa “Fado ao Centro” . Coimbra .PORTUGAL

O Fado romântico de Coimbra! Se for passear pela cidade portuguesa, não deixe de assistir a uma belíssima e típica apresentação de Fado, na Casa “Fado ao Centro”! ♥️

O Fado de Coimbra é romântico , tem origem na serenata e é tradicionalmente cantado por estudantes (homens).

A tradição diz que o estudante apaixonado deveria ir à rua da sua amada para fazer-lhe uma serenata. Se a amada gostasse, tanto do estudante, quanto da música, deveria acender e apagar as luzes do quarto por 3 vezes!

Na rua, os ouvintes não deveriam bater palmas, nunca, e sim arranhar a garganta por duas vezes seguidas, em sinal de que apreciaram a serenata (e o aceite da amada)!

Além das serenatas românticas, todos os anos são compostas, pelas turmas de formandos de todas as áreas, baladas de despedidas das turmas para a sua universidade!!!

A mais popular, nos dias de hoje, foi feita pelo quinto ano do Direito, nos anos 1988/1989! E é, de fato , uma belíssima canção de Fado!

A apresentação na Casa de “Fado ao Centro” acontece num lugar intimista, aconchegante e muito bem decorado, com poucos lugares (máximo de 50 pessoas)e a apresentação é interativa, intercalando música e músicos de qualidade com belas histórias!

Ao final de cada apresentação, somos convidados a degustar um vinho do Porto, como cortesia, e a conhecer o projeto e produtos (CDs, DVDs, camisetas e demais recordações ) referentes à apresentação.

A Casa “Fado ao Centro” fica na Rua do Quebra Costas (bem em frente à estátua de “A Tricana de Coimbra). O custo do ingresso individual é de 10€. A apresentação é diária, dura 50 minutos e começa pontualmente às 18h (em alguns dias, e em razão da procura, é possível até duas sessões extras, às 19h e 20h). É permitido fotografar sem flash, mas proibida qualquer filmagem!

Entre no site ( http://www.fadoaocentro.com/pt ) e veja como reservar seu lugar !(recomendável)😉

Para entender o Fado, símbolo maior da personalidade portuguesa!

O Fado é um estilo musical bem característico de Portugal, quando o fadista canta o sentimento mais profundo que brota da alma portuguesa! Saudade, destino, amor são palavras quase sempre presentes!

Habitualmente o Fado é cantado por apenas uma pessoa (fadista), acompanhado por uma “Parrilha de Fado”, ou seja , uma guitarra clássica (viola com cordas de nylon) e uma guitarra portuguesa (com cordas de metal).

Há três tipos principais de guitarra portuguesa, e consequentemente de estilos de Fado : a de Lisboa, a de Coimbra e a do Porto.

A guitarra de Lisboa possui uma caixa baixa arredondada, emite um som mais brilhante e na cabeça da guitarra há um caracol incrustado.

A guitarra de Coimbra tem uma caixa maior, com o corpo assumindo uma forma mais ovalada., e na ponta há uma lágrima! A afinação em Coimbra é diferente, um tom abaixo da de Lisboa, e a forma de tocar tb muda, produzindo um som mais soturno.

A guitarra do Porto é a que possui o menor corpo, mas com mais liberdade tanto na forma e quanto no símbolo da cabeça da guitarra (geralmente um dragão ou uma flor) .

Em 2011, a UNESCO elevou o Fado português à categoria de Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade.

 

 

 

 

Adriana Pasini  (Idealizadora do Saiu de Viagem) :  Tributarista por formação, esta paulista com coração brasiliense, desde muito cedo começou suas andanças pelo mundo. Filha de pais pesquisadores, sua primeira viagem internacional foi aos 10 meses de vida, para Londres, onde morou por mais de 5 anos.Na adolescência voltou para a Inglaterra, onde terminou o nível médio em Oxford e de lá pra cá, dividiu-se entre Brasília, a advocacia e mais viagens, mas há 6 anos resolveu dedicar-se exclusivamente à perambular pelo mundo com o seu marido.

 

Deixe uma resposta

Comment
Name*
Mail*
Website*