Águeda . Aveiro . Portugal

Águeda, a famosa vila portuguesa do céu de guarda-chuvas: sombrinhas coloridas alegram as ruas durante o verão, e sombrinhas iluminadas encantam os olhares no período do Natal! ♥

Inicialmente, o nome da cidade era Anegia, mais tarde passou a ser  Ágata (em referência à Agda francesa) , e posteriormente, já no século IX, passou a se chamar Águeda, nome do rio que banha a cidade, afluente do rio Vouga, com origem na Serra do Caramulo.

Águeda foi elevada de Vila a cidade em 1985, está localizada no centro de Portugal. Com aproximadamente 15 mil residentes é a quarta maior cidade da região de Aveiro.

Em 2012, foi criado um projeto artístico em Águeda, o “Umbrella Sky Project”, com o objetivo de levar arte urbana e mais cor aos espaços cinzentos da cidade.

Dentre as instalações artísticas, todas bastante coloridas, fazendo referências a elementos da cultura portuguesa, e espalhadas por vários cantinhos, o Céu de Guarda-chuvas se tornou marca registrado de Águeda.

Caminhando pelo centro da cidade Águeda , e ou margeando seu rio e praças, impossível não se encantar com o colorido divertido dos seus guarda-chuvas, e com as pinturas em suas escadarias, bancos de jardins e muros!!!

A cidade é pequena, e os percursos desde a estação ferroviária até o centro histórico, e de lá até o Largo 1 de maio, são fáceis de caminhar ! Ande com calma, reparando nos detalhes e coloridos das ruas,  e não se esqueça de sentar em um de seus diversos cafés ou pastelarias e provar os famosos Pastéis de Águeda (feitos com açúcar, ovos e amêndoas).

Para ver as sombrinhas:

As sombrinhas coloridas alegram as principais ruas de Águeda no verão, entre os meses de julho e setembro! Em julho, durante todo o mês, ocorre o  principal evento cultural da cidade, o AgitÁgueda , com uma programação, gratuita, bem variada e de excelente qualidade.

No inverno, as sombrinhas retornam iluminadas para as ruas de Águeda! Por 40 dias, as sombrinhas encantam seus visitantes com as luzes e decoração de Natal. Durante todo o período há uma programação cultural bem diversificada, com atividades e espetáculos para todos os gostos. Impossível não seduzir-se por suas ruas cintilantes e animadas, e pelo autentico espírito de Natal.

Em 2016, o Guinness concedeu à Águeda o título de possuir  o maior Papai Noel  do mundo (chamado de Pai Natal em Portugal)! No ano de 2018, o maior Papai Noel do Mundo, com 21,08m de altura, e iluminado com 250 mil luzes LED, recebeu a companhia do menor Papai Noel do mundo. Sim, uma Nano-escultura, do artista britânico Willard Wigan, do tamanho de um ponto final , e que se encaixa perfeitamente dentro de um buraco de agulha, fez dupla e foi motivo de orgulho e curiosidade no Natal de Águeda.

O Posto Turismo de Águeda conta uma estrutura moderna e atrativa, e oferece mapa e informações interessantes sobre a cidade e seus eventos. A localização é privilegiada,  junto à zona histórica e na margem norte do rio, no  Largo Dr. João Elísio Sucena. O funcionamento nos meses de maio a dezembro, é  de terça a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h; e nos meses de janeiro a abril, fecha aos domingos, funcionado de terça a sábado, das 10h às 13h e das 14h às 18h.

 

  • De Aveiro para Águeda, no Vouguinha, um trem bem lentinho e colorido que faz o percurso, são apenas 35 minutos e os bilhetes (de ida e volta) deram um total de 4,30€ (dezembro de 2018). Tem horários de Aveiro para Águeda de 6h46 às 21h e de Águeda para Aveiro de 5h55 às 20h17! (verifique os horários e preços aqui)

 

Adriana Pasini  (Idealizadora do Saiu de Viagem) :  Tributarista por formação, esta paulista com coração brasiliense, desde muito cedo começou suas andanças pelo mundo. Filha de pais pesquisadores, sua primeira viagem internacional foi aos 10 meses de vida, para Londres, onde morou por mais de 5 anos.Na adolescência voltou para a Inglaterra, onde terminou o nível médio em Oxford e de lá pra cá, dividiu-se entre Brasília, a advocacia e mais viagens, mas há 6 anos resolveu dedicar-se exclusivamente à perambular pelo mundo com o seu marido.

Deixe uma resposta

Comment
Name*
Mail*
Website*