Karen Padaung, a Vila das mulheres-girafa!

Visita à vila de Karen Padaung, das mulheres-girafa, refugiadas de Burma , Myanmar, que hoje vivem nas regiões montanhosas ao norte da Tailândia, próximo às cidades de Chiang Mai e Chiang Rai, em pequenas vilas com casas de palha bem simples. 

As mulheres-girafa sobrevivem basicamente do turismo e de artesanatos que vendem aos turistas , curiosos por conhecer as tradicionais mulheres com os anéis de bronze ao redor dos pescoços. 

Sobre essa cultura secular , uns dizem que sua origem decorre da crença em tornar as mulheres mais bonitas, outros de que era para proteger dos ataques de animais , e ainda há os que dizem que era uma punição às mulheres adúlteras.

Fato, é que essas sofridas refugiadas, proibidas pelo governo da Tailândia de saírem da área demarcada de suas vilas e buscar melhores condições de vida, nos recebem sorridentes e simpáticas e têm enorme prazer em nos contar suas histórias e mostrar suas habilidades no tear.

A colocação dos anéis começa aos 5 anos de idade e ao longo dos anos , durante uma cerimônia realizada durante a lua cheia, mais anéis são acrescentados, motivo pelo qual as idosas apresentam a aparência de terem o pescoço mais alongado!

A melhor maneira de visitar a Vila de Karen Padaung é contratando um diversos taxistas e chegar cedo à vila, para poder conversar, observar a rotina do lugar e escolher entre os diversos artesanatos dispostos alegremente nas tendas.

Viagem realizada em novembro de 2016.

 

Adriana Pasini  (Idealizadora do Saiu de Viagem) :  Tributarista por formação, esta paulista com coração brasiliense, desde muito cedo começou suas andanças pelo mundo. Filha de pais pesquisadores, sua primeira viagem internacional foi aos 10 meses de vida, para Londres, onde morou por mais de 5 anos.Na adolescência voltou para a Inglaterra, onde terminou o nível médio em Oxford e de lá pra cá, dividiu-se entre Brasília, a advocacia e mais viagens, mas há 6 anos resolveu dedicar-se exclusivamente à perambular pelo mundo com o seu marido.

 

Deixe uma resposta

Comment
Name*
Mail*
Website*