Cap Ferret, o encanto do litoral oeste da França !

Um pouco de vinho, um tanto de mar!

Você já assistiu a algum filme e teve vontade de estar naquele lugar, experimentar aquelas sensações ou ficar de frente para aquelas paisagens?

Talvez todos nós!

Acredito que a arte, seja música, pintura ou cinema – despertem ou rememorem nossas emoções. Amor, saudade, aromas… curiosidades, sonhos…

Quando assisti “Les petits mouchoirs – Até a eternidade” meus grandes amigos vieram à minha mente; e ao meu coração.

De imediato, fiquei feliz porque, apesar da correria do dia a dia e das adversidades que a vida nos impõe, posso reencontrá-los, ao menos alguns deles, com certa frequência.

Além disso… como apaixonada, talvez sem cura, pela França, o filme ainda criou em mim a vontade do lugar, de viajar e chegar até lá. Aí… partiu planejamento… orçamento… milhas… e dedos cruzados!!!

Título Original: Les petits mouchoirs

Ano de produção: 2010

Direção: Guillaume Canet

Elenco: Marion Cotillard, François Cluzet e Jean Dujardin

Gênero: Drama/Comédia

Duração: 154 minutos

Distribuidora: Califórnia Filmes

 

O cenário está localizado na Baía de Arcachon – Bassin d’Arcachon, litoral oeste da França, oceano Atlântico, bem próximo à Bordeaux! Sabe aquele bate e volta que vale a pena?! Então, lá vamos nós, desta vez a Cap Ferret… Allez-y, les enfants!!!

No extremo sul e ponto principal da baía, Cap Ferret oferece uma imperdível vista da Dune du Pilat, a maior duna da Europa, da qual os franceses muito se orgulham! De fato, é linda … e vale uma caminhada na areia para quem tiver ousadia para o desafio!

A estrutura da praia é muito diferente da nossa, as casas, em sua maioria, são de madeira, e há muitos pinhos, inclusive araucárias…não seria uma ótima comparação, mas é como se estivéssemos seguindo para a serra e, de repente, chegássemos ao mar! Quero dizer, não há coqueiros ou palmeiras!

 

A contar, aproximadamente, 70 km a partir de Bordeaux, o bate e volta de carro é muito tranquilo e muito agradável! Afinal, nem só de vinho vive o homem. Um pouco de mar não faz mal a ninguém… Melhor fica se pudermos associá-los, um pouco de vinho e um tanto de mar!

E para quem é fã de ostras, a região mantém fazendas e são oferecidas em abundância. Os restaurantes estão à beira da praia… e ao lado do píer fica a partida ou chegada do barco para passeios pela Baía de Arcachon.

Ainda sobre amizade… outro filme que indico é o “Barbecue – Sobre amigos, amores e vinhos”. Nesta comédia, por um problema com um deles, o encontro das férias de verão não será na Baía de Arcachon, como de costume, mas eles encontram um jeito muito divertido de estar juntos, em outro lugar. Em resumo, o filme trata de um dos nossos tesouros, nossos amigos, anjos físicos da nossa existência.

Date de sortie 30 avril 2014 (1h 38min)

De Eric Lavaine

Avec Lambert WilsonFranck DuboscFlorence Foresti plus

Genre Comédie

Nationalité Français

 

Então… este post vou dedicar a nós, amigos de longa data, em especial à Adriana e ao Ricardo que irão iniciar um novo caminho… e aproveitar para dizer a eles… sentiremos saudades!

Por fim, sempre bom frisar: em todo lugar na França há espaço para um charmoso piquenique! E para um charmoso piquenique, não falta uma ótima padaria ou um mercado com várias opções de pães, queijos e, claro, vinhos… quem sabe trazê-los de Bordeaux!

Bordeaux? Melhor um post só para ela… é muita coisa para contar…

Palavras de ordem:

Amigos – les amies.

Uma taça de vinho – une verre du vin.

Mar – La mer.

Sem pressa – reste tranquile.

E para a trilha sonora, sugiro Sunshine reggae, com Bob Marley; Stacey Kent, cantora inglesa que adora Bossa Nova e canta em francês… delicada misturinha; Jack Johnson; ou baladinhas para curtir um lindo pôr do sol!

Quem se anima?

Texto por Marcela Tavernard (Colaboradora): Uma  mineira , que mora em Brasília e ama a França, a língua Francesa, a cultura, a gastronomia,  suas paisagens e em especial os seus Castelos. Em suas viagens, tem o seu marido como o  melhor companheiro.

 

 

 

Deixe uma resposta

Comment
Name*
Mail*
Website*