Tak Bat, ritual dos monges de Luang Prabang.

Planejando uma viagem a Ásia? Inclua o Laos no seu roteiro e  participe da Cerimônia das Almas dos monges de Luang Prapang. O Tak Bat é uma experiência que enriquece o espírito e é inesquecível.

A Cerimônia das Almas ou Tak Bat, é um ritual matinal em que os monges saem, diariamente ao nascer do sol, por volta das 6 horas da manhã, para receber a oferta de pequenos alimentos doados pelos moradores e turistas de Luang Prabang.

Os monges saem dos templos e caminham em silêncio pelas principais ruas da cidade, numa fila liderada pelos mais idosos. Os doadores devem ficar ajoelhados ou sentados em sinal de respeito e nenhuma palavra deve ser trocada com os monges.

O Tak Bat é um momento de meditação e de grande emoção! Além de manter o silêncio, é importante estar descalço e vestido com roupas que cubram os ombros e os joelhos. Caso não queira participar, mas queira tirar fotos,  desligue o flash da máquina e fique a uma boa distância, para não atrapalhar a ronda. Trata-se de um dos momentos mais lindos que presenciei, mágico mesmo e a emoção realmente toma conta da gente!

 

 

Adriana Pasini  (Idealizadora do Saiu de Viagem) :  Tributarista por formação, esta paulista com coração brasiliense, desde muito cedo começou suas andanças pelo mundo. Filha de pais pesquisadores, sua primeira viagem internacional foi aos 10 meses de vida, para Londres, onde morou por mais de 5 anos.

Na adolescência voltou para a Inglaterra, onde terminou o nível médio em Oxford e aproveitou para fazer bicos e juntar um dinheirinho para, aos 16 anos, fazer uma  viagem “sozinha” pela Europa. De lá pra cá, dividiu-se entre Brasília, a advocacia e mais viagens, mas há 6 anos resolveu dedicar-se exclusivamente à perambular pelo mundo com o seu marido.

 

Deixe uma resposta

Comment
Name*
Mail*
Website*